A Rede

O que é a Rede Ecumênica da Juventude (REJU)?
É o espaço que busca favorecer a construção de redes regionais ecumênicas das juventudes, para a promoção dos direitos juvenis e o diálogo contra a intolerância.
Busca reunir jovens representantes de diferentes localidades, movimentos, religiões e entidades, tendo em vista que essa parcela da população sofre inúmeras violações de direitos.
O que a REJU pode fazer?
  • fortalecimento político das ações das juventudes;
  • apoio e intercâmbio para a garantia de direitos das juventudes;
  • estimular a capacitação e articulação das juventudes para que ocupem espaços de protagonismo em meio à institucionalidade governamental e não-governamental;
  • ser um organismo de debate e reflexão sobre a violação e superação dos direitos das juventude.
O processo de consolidação da Rede Ecumênica pela Promoção dos Direitos Juvenis está sendo constituído em:
  1. Jornadas ecumênicas regionais das juventudes;
  2. Redes regionais (REJUs);
  3. Reuniões de coordenações regionais;
  4. Encontros estaduais;
  5. Grandes jornadas - nacional e latinoamericana e caribenha.
Jornadas Ecumênica Regionais das Juventudes
1ª Jornada Regional da Juventude Ecumênica do Sudeste
  • No dia 1° de dezembro de 2007 mais de 100 jovens quilombolas, ligados a movimentos sociais, representantes de organizações não governamentais e de igrejas se reuniram no Rio de Janeiro para a Jornada Ecumênica da Juventude do Rio de Janeiro.  
2ª Jornada Regional da Juventude Ecumênica do Sudeste
  • De 7 a 9 de novembro de 2008, em Sacra Família do Tinguá, RJ, realizou-se a 2ª Jornada Ecumênica da Juventude, com 80 participantes, com os temas Educação, Ecumenismo e Direitos. Contou com significativa representação de juventudes de igrejas e organizações de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia: Metodistas, Presbiterianos Independentes e Unidos, Assembleianos, Batistas, Candomblecistas, Católicos Brasileiros e Romanos, Profec, KOINONIA, Quilombolas, MST/RJ, CPT/RJ, PJ/RJ e PJ/BH, Fetag/RJ, Juventude do PT, Fórum da Juventude/RJ e Cebi/RJ.
  • Durante a Jornada, foram eleitos(as) os(as) coordenadores(as) da REDE do Sudeste para o ano de 2009.
1ª Jornada Regional Ecumênica da Juventude do Nordeste
  • De 7 a 9 de dezembro de 2007, 80 jovens de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte; de Sindicatos, Terreiros de Candomblé e Igrejas reuniram-se em Salvador para a jornada.
  • Foram três dias de intensos trabalhos de grupo que resultaram em reflexões sobre as violações de direitos das juventudes e os caminhos para superá-las.
2ª Jornada Regional Ecumênica da Juventude do Nordeste
  • De 5 a 7 de  de 2008, em Igarassú, PE, realizou-se a 2ª Jornada Ecumênica da Juventude, com 100 participantes, com os temas JUVENTUDE ECUMÊNICA: POLÍTICAS PÚBLICAS, DESAFIOS DO ECUMENISMO E DIREITOS. Contou com significativa representação de juventudes de movimentos, organizações e instituições religiosas ecumênicas da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte: candomblecistas, luteranos, assembleianos, metodistas, presbiterianos, Diaconia, Cebi e Koinonia.
  • Durante a Jornada, foram eleitos(as) os(as) coordenadores(as) da REJU do Nordeste para o ano de 2009.
1ª Jornada Regional Ecumênica da Juventude do Sul
  • Realizada de 7 a 9 de novembro de 2008, Joinville, SC, a 1ª Jornada Ecumênica Sul, teve como tema Diversidade e Convivência.
  • Contou com 250 participantes, vindos dos Estados da Região Sul e de países do Mercusul.
  • Durante a Jornada, foi criada a REJU SUL Rede Ecumênica da Juventude do Sul, com a eleição dos(as) coordenadores(as) para o ano de 2009.



 Em Breve destaques da Reju Rio; Redes Regionais (REJUs)

Receba Informações Atualizadas